Início Novo CPC Sentença Extra Petita

Sentença Extra Petita

0
Publicidade

O que é Sentença Extra Petita? Novo CPC – Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015.

Antes de definirmos o que é Sentença Extra Petita, faremos um breve comentário sobre o princípio da Adstrição ou Congruência no processo civil.

O princípio da congruência ou adstrição no processo civil pode ser entendido como o dever que o magistrado tem em decidir a demanda no estrito limite em que foi proposta, assim não podendo proferir uma sentença que conceda direito de natureza diversa do que foi pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do demandado.

Em razão desse princípio, caso o magistrado venha a proferir uma sentença que conceda direito de natureza diversa do pleiteado, esta será uma sentença extra petita, portanto nula.

A vedação a Sentença Extra Petita pode ser retirado das normas extraídas do artigo 141 e 492 do Novo CPC, como podemos ver abaixo:

Art. 141.  O juiz decidirá o mérito nos limites propostos pelas partes, sendo-lhe vedado conhecer de questões não suscitadas a cujo respeito a lei exige iniciativa da parte.

Art. 492.  É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.

Publicidade

ENVIAR COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.