O Auxílio Brasil é um programa de política pública de assistência social, saúde, educação, emprego e renda. Veio para substituir o antigo Bolsa Família. Esse benefício garante uma renda básica para famílias de baixa renda/pobreza extrema. Com o objetivo de promover a cidadania o programa tem ampliado cada vez mais o seu cadastro.
O Auxílio Brasil é coordenado pelo Ministério da Cidadania.
Na quarta-feira(13/07/2022) foi aprovada em 2º turno na câmara dos deputados a PEC 15/22, com 469 votos a favor e 17 contra, prevendo que o valor do benefício será de R$600,00. A medida também dobra o valor do vale-gás.
O novo valor irá começar a ser pago aos beneficiários a parti de agosto e vai até dezembro, pois será pago em 5 parcelas. A PEC 15/22 seguiu para a sansão presencial e vai valer a partir da promulgação promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
A medida também prevê o auxílio para os caminhoneiros que irá ser pago em 5 parcelas, no valor de R$1.000,00. Será necessário que o motorista tenha o cadastro no RNTRC (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Carga), inscrito como TAC. Não pode ser cadastrado após maio/2022. Como será paga este benefício ainda não está definida.
Os taxistas também serão contemplados com a PEC que terá um custo de 2 bilhões. O valor e a forma de pagamento ainda não estão definidas, o que se sabe é que deve ser paga em 5 parcelas .
O auxílio brasil pode ajudar muitas famílias e você pode se cadastrar nos postos de atendimento do CadÚnico, o CRAS. O primeiro passo é você se cadastrar no CadÚnico, mas vale ressaltar que somente ess cadastro não te inclui no auxílio brasil diretamente. É preciso se enquadrar nos requisitos de cada programa oferecido pelo Governo Federal, para começar a receber. Também é disponibilizado o aplicativo do CadÚnico. Para fazer o cadastro é necessário ter um login único do Governo Federal pelo endereço eletrônico Gov.br