O que é Sentença Extra Petita? Novo CPC – Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015.
Antes de definirmos o que é Sentença Extra Petita, faremos um breve comentário sobre o princípio da Adstrição ou Congruência no processo civil.
O princípio da congruência ou adstrição no processo civil pode ser entendido como o dever que o magistrado tem em decidir a demanda no estrito limite em que foi proposta, assim não podendo proferir uma sentença que conceda direito de natureza diversa do que foi pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do demandado.
Em razão desse princípio, caso o magistrado venha a proferir uma sentença que conceda direito de natureza diversa do pleiteado, esta será uma sentença extra petita, portanto nula.
A vedação a Sentença Extra Petita pode ser retirado das normas extraídas do artigo 141 e 492 do Novo CPC, como podemos ver abaixo:
Art. 141. O juiz decidirá o mérito nos limites propostos pelas partes, sendo-lhe vedado conhecer de questões não suscitadas a cujo respeito a lei exige iniciativa da parte.
Art. 492. É vedado ao juiz proferir decisão de natureza diversa da pedida, bem como condenar a parte em quantidade superior ou em objeto diverso do que lhe foi demandado.
Acesse o curso online e entenda todo o processo civil.