Início Conteúdos Diversos A ação policial: Controle da situação leva à prisão, enquanto o descontrole...

A ação policial: Controle da situação leva à prisão, enquanto o descontrole leva a agressão!

0
Publicidade

A ação policial: Controle da situação leva à prisão, enquanto o descontrole leva a agressão!

Com a difusão da tecnologia construímos uma sociedade da informação. Atualmente sofremos com o excesso de informação, mas não em razão da sua quantidade e sim por sua qualidade, ou falta de. É na baixa qualidade da informação que está o problema e tem como causa provável o fato de hoje qualquer pessoa poder escrever sobre o que quiser sem controle. Este conteúdo será lido e com isso tornando-se informação para outra pessoa que por sua vez pode acreditar na veracidade da informação e repassar a terceiros.

Apesar do que foi dito acima, o excesso de informação me parece mais benéfico do que maléfico e é justamente sobre um de seus pontos positivos, a facilidade de se fazer gravações em vídeo de abordagens policiais para serem utilizadas na defesa como na incriminação dos agentes de segurança ostensiva, tema deste post.

O que quero dizer é muito simples e curto, trata-se de que o policial bem preparado é aquele que comanda a operação que efetua a prisão causando o mínimo de lesão ao suspeito e principalmente aos próprios policiais.

Normalmente são os Policiais Militares que estão submetidos a tal situação de alto nível de tensão e estresse, até porque tem o maior contingente dentre os demais órgãos que compõem as Forças de Segurança Pública. O IBGE realizou uma pesquisa em 2014 sobre o efetivo das Polícias Militar e Civil, a qual apurou os seguintes números:

Total de Policiais Militares: 425.248

Total de Policiais Civil: 117.642

Fonte: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94541.pdf

No vídeo abaixo você vai encontrar uma abordagem policial desastrosa, quando o descontrole da situação acabou com ao menos 2 (dois) feridos, um Advogado e um Policial.

O vídeo mostra um agente policial descontrolado que agride um colega de trabalho, no caso um advogado no exercício de sua missão, e aos berros manda-o ir para casa. Diante das cenas podemos concluir que o descontrole da situação começa no abusa de autoridade, ponto chave para decretar o fracasso da atuação estatal, quando em uma abordagem policial sem maiores problemas deveria seguir a lei e levar todos os suspeitos até a delegacia, onde seriam feitos os procedimentos legais que poderiam ser um simples termo circunstanciado ou, até mesmo, a lavratura do auto de prisão em flagrante.

Infelizmente não foi o que ocorreu! Sabe-se lá por que, o policial resolveu agredir o advogado, que não revidava, mas bravamente resistia as agressões, elevando ainda mais a tensão da situação, até o ponto em que a vítima das agressões resolveu se defender, entrando em luta corporal. Mas acabou indo ao chão! E neste momento dois policiais ficaram por cima do advogado e continuaram as agressões, desta vez impossibilitando qualquer reação.

A inexplicável abordagem só terminou quando um dos policiais recebeu um chute na cabeça de uma terceira pessoa que acompanhava as injustas agressões. (segundo informações foi o filho do advogado que agiu em legítima defesa do pai).

O policial que recebeu o chute aparentemente desmaiou e logo em seguida o vídeo termina.

Conclusão, uma operação que poderia acabar com todos ilesos e quem sabe até com bandidos presos, culminou com ao menos dois feridos e mais alguns processos e procedimentos para apurar o que ocorreu e punir os responsáveis.

Ah!!!É sempre bom lembrar que todos esses processos e procedimentos que, em razão do descontrole da situação e as agressões,  surgirão para a nossa morosa justiça serão pagos por nós, contribuintes que sustenta a ineficiência do estado que as vezes vem em forma de abuso de autoridade, existindo inclusive muitas pessoas que aplaudem essa demonstração de destempero.

Publicidade
COMPARTILHAR

ENVIAR COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.